sábado, 29 de junho de 2013

CURSO A DISTÂNCIA DO SENAC

Tecnologia em Logística
Tecnologia em Logística é um curso de graduação voltado à formação de profissionais para atender às atividades de transporte, armazenamento e distribuição nas áreas de indústria, serviço e comércio, definidas a partir da análise do processo de trabalho destes segmentos e considerando as realidades do País. Respeita valores políticos e éticos, e mantém compromisso com a qualidade, o trabalho, a ciência, a tecnologia e as práticas sociais relacionadas com os princípios da cidadania responsável. O aluno poderá se certificar como Analista de Logística ao final do primeiro ano. Ao concluir o curso estará certificado como Tecnólogo em Logística podendo ocupar cargos de nível gerencial na área. 

Carga horária:
2 anos

Mercado de trabalho:
A logística permeia os vários setores econômicos: o agronegócio, a indústria, o comércio e os serviços. Agrega valor pelos atributos de lugar e tempo. Com a globalização da economia, as ofertas de produtos e serviços são crescentes e o desafio está em atender os níveis de serviço requeridos pelos clientes, contribuindo para o desenvolvimento do negócio de modo competitivo e sustentável.

A competitividade das empresas e das nações está fortemente ligada tanto à logística das redes interempresariais (cadeia de suprimentos), bem como da infraestrutura que suporte as formas e meios mais adequados para armazenagem e transporte.

Assim, a demanda por profissionais especializados e qualificados em logística é crescente e com um amplo mercado de atuação, tanto no setor privado como público.

Público alvo e pré-requisito:
Pré-requisitos
- Disponibilidade de aproximadamente 18 horas semanais de estudo
- Possuir acesso à internet
- Ser usuário de e-mail
- Ter conhecimento, nível usuário, de navegação na internet

O aluno deverá realizar duas avaliações presenciais, por semestre, bem como a apresentação do Trabalho Final de Conclusão no último período do curso. Essas atividades presenciais ocorrerão aos finais de semana, no polo em que o aluno se inscrever, de acordo com o cronograma acadêmico.

Obs.: Os custos despendidos para os encontros presenciais são de total responsabilidade do aluno.

Investimento:

Valor da Mensalidade: R$ 260,00 para alunos ingressantes em 2013, sendo a primeira considerada matrícula. As mensalidades serão reajustadas de acordo com o disposto na legislação.

O valor do semestre corresponde a 6 parcelas de igual valor, quando ocorrer antes do início ou no primeiro mês do semestre letivo (janeiro ou julho). Quando o pagamento ocorrer no segundo mês letivo (fevereiro ou agosto) o valor do semestre será dividido em 5 parcelas, e no terceiro mês letivo (março ou setembro) será dividido em 4 parcelas.

Desconto Promocional: Com exceção da matrícula, será concedido desconto de 3% para pagamento da mensalidade até o dia do vencimento ou 10% para pagamento à vista de todo o semestre. Obs.: A política de descontos pode ser alterada a qualquer tempo, sem prévio aviso.

Data de início:
05/08/2013
Data de término:
05/08/2015
Seleção:
Inscrições

De 18 de março de 2013 a 20 de agosto de 2013, o Centro Universitário Senac está com inscrições abertas para o processo seletivo do 2º semestre de 2013 para os cursos de graduação a distância.

A taxa de inscrição é no valor de 20 reais pela prova de redação agendada, Enem ou avaliação do histórico escolar do ensino médio.

Metodologia:

Proposta Metodológica
O Centro Universitário Senac oferece cursos de graduação a distância, desenvolvidos para antecipar as tendências do mercado. Com metodologia que reforça a importância de unir a teoria à prática e ao empreendedorismo, conta com uma equipe de professores renomados e preparados para um mundo dinâmico. Com flexibilidade de horário e comodidade para o aprendizado a distância, os cursos de graduação do Centro Universitário Senac preparam o profissional para o futuro.

O projeto pedagógico deste curso foi desenvolvido com vistas às competências necessárias ao mercado de trabalho, estimula a participação ativa dos alunos na busca por soluções que dele emergem o que torna o curso bastante inovador.

A dinâmica do curso acontece em ambiente virtual de aprendizagem, acessível pela Internet, com atividades de leitura de texto, aulas expositivas, vídeos-aulas, discussão em fóruns, realização de testes e tarefas individuais e em grupo. Os materiais didáticos são desenvolvidos de acordo com os pressupostos da acessibilidade, especialmente para alunos com deficiência visual e auditiva, garantindo condições de acesso à informação.

Certificação:

Diploma Tecnólogo(a) em Logística. Autorizado pela Resolução CONSUNI nº 008, de 25/6/2012, com validade nacional.
Componentes curriculares:
Disciplina
Carga Horária
Pesquisa, Tecnologia e Sociedade
72
Matemática Aplicada e Estatística
72
Modelos de Gestão
72
Logística Empresarial
72
Gestão Mercadológica
72
Projeto Integrador I: soluções logísticas de classe mundial
36
Ética, Cidadania e Sustentabilidade
72
Economia e Comercio Exterior
72
Sistemas de Distribuição
36
Introdução ao Direito
36
Previsão de Demanda, Planejamento de Vendas e Operações
72
Projeto Integrador II: soluções logísticas de classe mundial
36
Sistemas de Informação
72
Empreendedorismo, Inovação e Economia Criativa
72
Gestão de Estoques e Armazenagem
72
Compras e Administração de Materiais
72
Gestão de Transportes e Infraestrutura
72
Projeto Integrador III: gestão de cadeias de alto desempenho
36
Gestão de Operações e Serviços
72
Gestão da Cadeia de Suprimentos
72
Redes Logísticas e Logística Internacional
72
Gestão de Pessoas
36
Pesquisa Operacional
36
Impacto Ambiental e Logística Reversa
72
Projeto Integrador IV: gestão de cadeias de alto desempenho
72

SEDUC INFORMA

Para atender solicitação dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos, a Secretaria Estadual de Educação e Cultura do Estado do Tocantins irá readequar a Estrutura Curricular da Educação de Jovens e Adultos 1º, 2º e 3º Segmentos e Projeto Interdisciplinar.
É preciso ressaltar que as alterações na Estrutura Curricular da Educação de Jovens e Adultos 1º, 2º e 3º Segmentos e Projeto Interdisciplinar foram sugeridas e debatidas com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Tocantins e todas as 540 unidades escolares da rede pública estadual de ensino, com aprovação de cerca 90%.  Os professores de todo Tocantins passaram a contar com mais oito horas para planejamento de suas disciplinas. Antes eram  32 horas em sala de aula, hoje 24 horas, com quatro horas disponíveis para aprimoramento em casa.
Importante destacar que as iniciativas foram somente para melhorar a qualidade do ensino e reduzir inúmeros indicadores negativos da Educação de Jovens e Adultos no Tocantins, como expressiva evasão escolar e reprovação.
Por se tratar de um público diferenciado, que na grande maioria trabalha o dia inteiro, foi alterada a carga horária das aulas que encerravam-se às 23 horas para as 22 horas e estendido parar dois anos o tempo de curso do EJA, que iria melhorar, inclusive a qualidade do conhecimento oferecido pelos educadores.
 Com a nova proposta, que será apresentada ao Conselho Estadual de Educação para atender aos alunos, a Seduc manterá o horário das aulas da EJA até as 22 horas e implementará projetos interdisciplinares para cumprir determinação do Ministério da Educação de 1500 horas para conclusão do curso.

A Seduc informa que nunca bloqueou qualquer tipo de negociação e todas as medidas adotas foram amplamente estudadas e discutidas com toda a categoria.
Publicado em 26 Junho 2013
Escrito por Ascom/Seduc

quarta-feira, 26 de junho de 2013

VIVA SÃO JOÃO



Projeto – Resgatando os Valores Culturais

Ações da Biblioteca

Tema: Festa Junina

Título: significados e valores da festa junina

Justificativa: Este projeto visa à comemoração da festa junina desenvolvendo resgate social exercendo a cidadania através de ações concretas, solidarias e participativas favorecendo a criança ampliação de seus universos lingüísticos, pois a festa junina se constitui uma temática rica pode ser explorada diversos tipos de linguagem. Levando o aluno ao conhecimento da origem da festa junina ao conhecer seus símbolos e seus valores.

Objetivo Geral:
Resgatar os valores culturais da festas juninas.

Objetivos Específicos:
Possibilitar a criança conhecer um pouco sobre das festas tradicional brasileira, com seus símbolos, santos, pratos típicos, trajes e danças etc.

Compreender a historia da festa junina, bem como o seu valor dentro do folclore brasileiro, destacando seus aspectos sociais e religiosos.

Metodologia:
Fazer mural com textos e gravuras, sobre as festas juninas;
Confeccionar bandeirolas de varais cores;
Enfeitar a sala da biblioteca ou auditório
Convidar um sanfoneiro para tocar a quadrilha;
Preparar pratos típicos como: canjica, bolo de fubá, amendoim torrado etc.;
Fazer a fogueira;
Uso do traje caipira.
Realização da quadrilha.

Conteúdos:
Textos musicais e poéticos; 
Textos com atividades para os alunos responderem;
Cantigas de rodas e outras brincadeiras.

Conclusão
Conclui se esse projeto na expectativa de termos bons êxito.

terça-feira, 25 de junho de 2013

Programa Mais Cultura nas Escolas



A partir desta quinta-feira (27), às 11h, o Ministério da Cultura realizará, por meio da Secretaria de Políticas Culturais, uma série de webconferências sobre o Programa Mais Cultura nas Escolas. A iniciativa é desenvolvida pelos ministérios da Cultura e da Educação e está na fase de recebimento de inscrições de projetos culturais. As ações serão executadas em conjunto com escolas públicas que integram os programas "Mais Educação" e "Ensino Médio Inovador do Ministério da Educação".
Todas as escolas públicas contempladas em 2012, além de artistas e iniciativas culturais, poderão inscrever e enviar projetos do Mais Cultura nas Escolas via SIMEC (Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle do Ministério da Educação) . Confira a matéria na íntegra.
Webconferências sobre o Programa Mais Cultura nas Escolas
Data: 27/06/2013
Hor.: 11hs
Público: Pontos de Cultura
Data: 27/06/2013
Hor.: 14h30m
Público: Museus
Data: 08/07/2013
Hor.: 11hs
Público: secretários de educação e cultura dos estados e municípios
Data: 11/07/2013
Hor.: 14h30
Público: sociedade civil em geral 
(Ascom/MinC)
(Fonte: SPC/MinC)
(Fotos: Arquivo Interações Estéticas/Funarte)

SEDUC E BUNGE BUSCAM AMPLIAR PARCERIA PARA PROJETOS EDUCACIONAIS .



Com a intenção de ampliar o acesso à educação técnica no Tocantins, uma equipe da Secretaria de Estado da Educação e Cultura esteve reunida com o coordenador de projetos da Fundação Bungue, Pedro Barizon, nesta terça-feira, 26. Na reunião, foi discutida a possibilidade das duas instituições formarem novas parcerias em benefício da população da região de Pedro Afonso.
 A parceria entre a Seduc e a Bungue já acontece no Colégio Estadual Agrícola Dr. José de Souza Porto, localizado em Pedro Afonso. O curso técnico de Açúcar e Álcool, oferecido na unidade de ensino, tem as aulas teóricas no colégio e as práticas na usina.
Uma das propostas da Bungue, é que o Curso de Aprendizagem Industrial, que já é realizado no município pelo Senai, nas instalações da usina, poderá acontecer em parceria com o Governo do Estado nas dependências do Colégio Agrícola ampliando ainda mais a oferta de vagas . Novos cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) também poderão ser implantados em parceria com a fundação. 
A Seduc propôs a realização de um estudo para incluir, no segundo semestre, novos cursos do Pronatec que atendam a demanda da usina no que se refera à mão de obra qualificada, além de gerar emprego e renda para os estudantes. “Iremos repactuar alguns cursos no segundo semestre e essa parceria será inda mais proveitosa, pois iremos cumprir também o objetivo de inserir os nossos alunos no mercado de trabalho. Precisamos apenas que os ofertantes tenham condições de oferecer os cursos que coincidem com a necessidade da região e da Bungue”, enfatiza a diretora de Educação Profissional da Seduc, Sandra Neves.
De acordo como o secretário de Estado da Educação e Cultura, professor Danilo de Melo, novos avanços no ensino técnico podem ser alcançados em regime de colaboração público privado. “Vamos dar os encaminhamentos necessários a fim de ampliar ainda mais essa parceria no que já foi iniciado e no que mais tivermos condições de realizar para que mais estudantes sejam beneficiados com o ensino técnico”, destaca Danilo.
A Bungue atua junto com a Seduc no Juventude Integrada, projeto piloto implantado no Tocantins este ano com 96 estudantes do ensino médio das escolas estaduais de Pedro Afonso, Tupirama e Bom Jesus do Tocantins. O objetivo do projeto é atender educandos de 15 a 20 anos, em situação de vulnerabilidade, a fim de minimizar a evasão escolar. Os alunos participam de oficinas de rádio, blog e fotografia, que acontecem no contraturno das aulas. O curso tem duração de seis meses com carga horária de 36h. 
De acordo com Pedro Barizon, após a avaliação do 1º ciclo novas vagas poderão ser abertas.  “A parceria com a Seduc vem dando certo e é possível avançarmos mais no segundo semestre e nos próximos anos com o Juventude Integrada, o Colégio Agrícola, o Pronatec e tantos outros projetos”, avalia Pedro.

Categoria: Matérias 
Publicado em 25 Junho 2013 
Escrito por Nubia Daiana Mota
Fonte Seduc- TO.