quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Ciência sem Fronteiras Estudante terá programas para aperfeiçoar francês e espanhol.

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, anunciou nesta terça-feira, 19, a criação dos programas Francês sem Fronteiras e Espanhol sem Fronteiras, destinados a aprimorar a proficiência dos estudantes universitários brasileiros em uma segunda língua para garantir amplo acesso às vagas do Ciência sem Fronteiras. A modalidade já existe para a língua inglesa.

O Inglês sem Fronteiras oferece cursos a distância e presenciais e promove a aplicação de testes de proficiência. Os cursos presenciais são voltados a alunos com nível mais avançado em língua inglesa que buscam excelência no aprendizado. Aos estudantes de nível mais básico, o Ministério da Educação distribui senhas de acesso para o curso on-line My English On-Line (MEO).

O Ciência sem Fronteiras já superou a oferta de 59 mil bolsas de estudos. Até o dia 29 próximo, o programa está com as inscrições abertas para novas chamadas para graduação-sanduíche em 20 países de destino: Austrália, Nova Zelândia, Canadá, Estados Unidos, China, Coréia do Sul, Japão, Alemanha, Áustria, Bélgica, Espanha, Finlândia, França, Holanda, Hungria, Irlanda, Itália, Noruega, Reino Unido e Suécia.

O programa promove a consolidação, a expansão e a internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileiras por meio do intercâmbio e da mobilidade internacionais de estudantes, professores e pesquisadores. A oferta de bolsas prevê as modalidades graduação-sanduíche, educação profissional e tecnológica e pós-graduação — doutorado-sanduíche, doutorado pleno e pós-doutorado.

Pelo programa, estudantes de graduação e de pós-graduação podem fazer estágio no exterior para manter contato com sistemas educacionais competitivos em relação à tecnologia e inovação. Além disso, o Ciência sem Fronteiras tenta atrair pesquisadores do exterior que queiram se fixar, por tempo determinado, no Brasil.

Assessoria de Comunicação Social
Fonte: Site MEC

Consciência Negra Diáspora africana é tema de nova publicação do MEC e da Unesco.

O Ministério da Educação lançará o nono volume da coleção História Geral da África. A publicação terá como tema a diáspora africana. Representantes do MEC se reúnem nesta quinta-feira, 21, com pesquisadores do comitê científico de formulação dos livros e membros da Organização das Nações Unidas para a educação, a ciência e a cultura (Unesco) para debater o novo volume. Essa é uma das atividades previstas na agenda de comemorações da semana da Consciência Negra

Os oito volumes anteriores têm recorde de acessos no site da Unesco. Já foram mais de um milhão de downloads da coleção. Concluídas em novembro de 2010, as obras são dirigidas aos professores da educação básica e às instituições de educação superior que atuam na formação de docentes. A coleção História Geral da África tem cerca de dez mil páginas, distribuídas nos oito volumes. A iniciativa da aborda desde a pré-história do continente africano até os anos 1980. Cerca de 350 pesquisadores, a maioria deles africanos, trabalhou no levantamento de dados e na produção da obra.

A coleção História Geral da África também serviu de subsídio à produção de material didático para as escolas da educação básica, integrando uma série de iniciativas do MEC para enriquecer a formação de professores e o currículo dos estudantes, conforme prevê a Lei nº 10.639, que trata das diretrizes curriculares nacionais para a educação etnorracial nas redes públicas de ensino. Este ano, a lei completa 10 anos.

Segundo a secretária de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do MEC, Macaé Evaristo, a formulação da lei ajudou na consolidação de políticas públicas. “A Lei é um marco porque é uma demonstração de que o Estado brasileiro está empenhado em reverter um posicionamento que marcou nosso país durante anos”, ressaltou Macaé.

Entre as ações desenvolvidas pelo MEC para a promoção da igualdade racial, se destacam a defesa da implementação da Lei de cotas, a homologação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola, o programa de educação como ponte estratégica Brasil - África, que está estruturado em cooperação com países africanos de Língua Portuguesa, a formação de professores para a Educação das Relações Étnico-Raciais, além do Programa Nacional Biblioteca na Escola - Temático, com obras que compreendem quilombolas e educação para as relações étnico-raciais que serão distribuídas nas escolas públicas do país.

Assessoria de Comunicação Social
Fonte: Site do Mec

terça-feira, 12 de novembro de 2013

Dicas para uma boa apresentação de slides.

10 dicas para fazer uma boa apresentação de slides 

Oi, gente. Sou Vilmar Oliveira, editor de arte dos sites de Nova Escola e Gestão Escolar. A turma do blog me convidou para falar um pouco sobre o visual de boas apresentações de PowerPoint. E lá vou eu!
Escolhi uma delas, que você confere no fim deste post.
Selecionei essa apresentação porque acho que ela traz – de maneira bem humorada – algumas dicas importantes:

1. A simplicidade é fundamental. A apresentação em questão pode até parecer simples demais, mas não é. Ela funciona bem como ponto de apoio do que é essencial, o que o apresentador tem a dizer.

2. Use fundos com moderação. Temos aqui na editora um grande chefe que sempre nos diz: “ainda não inventaram nada mais eficiente do que letra preta em fundo branco”. Ele está certo!

3. Slides devem ser sintéticos. Lâminas com muito texto fazem a audiência se perder. As boas apresentações destacam apenas os pontos principais. O restante é complementado pela fala do apresentador.

4. O que nos leva ao ponto seguinte: não escreva na apresentação tudo o que você precisa ler…

5. Atenção ao tamanho da letra. Letras muito pequenas simplesmente não podem ser vistas!

6. Cuidado com o tipo de letra. Elas têm personalidade. Prefira letras mais neutras. Você tem certeza de que quer usar a Comic Sans? Se a intenção for passar sobriedade, é melhor não…

7. Cores e imagens: use apenas o essencial. Evite o chamado “page decoration” – quando se usam recursos gráficos apenas para “deixar a página mais bonita”. Quase sempre, o que se consegue é poluir a apresentação…

8. O mesmo vale para uso de ícones: eles devem ter um propósito comunicativo, ajudando você a enfatizar seu ponto (e não apenas serem “bonitinhos”).

9. Dê preferência ao uso de uma imagem por slide. Isso ajuda a dar relevância ao que você quer mostrar.

10. Lembre-se que uma boa apresentação não deve ter erros de ortografia. Vale, e muito, passar para alguém que possa revisá-la previamente.
Aqui você encontra algumas dicas para deixar suas apresentações mais claras e objetivas, e também um site para compartilhá-las na internet: o SlideShare.

Fonte: Revista Nova Escola.

Tecnologia na Educação: As melhores ferramentas e as novidades sobre o uso das TIC na sala de aula.

8 sites para encontrar e-books que valem a pena

 

Já pensou em poder baixar os livros que você quer ler ou pesquisar? Reunimos 8 sites bacanas em que você pode encontrar obras literárias e livros sobre Educação para baixar de graça e salvar em seu computador ou tablet.
Você tem outras dicas de onde encontrar e-books (ou livros digitais)? Conte pra gente nos comentários!

1) No site da Editoria da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp) você encontra os livros da editora da Universidade e para baixar basta preencher um cadastro.
Faz parte do catálogo: Formação de leitores surdos e a educação inclusiva, de Sandra de Oliveira Martins.

2) A Editora da Universidade Estadual de Londrina também oferece vários de seus títulos para fazer download de graça.
Faz parte do catálogo: Leitura, literatura infanto-juvenil e Educação, de Célia Fernandes

3) No site Universia Brasil você consegue salvar diversas clássicos da literatura.
Faz parte do catálogo: A Metamorfose, de Franz Kafka

4) Domínio Público é a biblioteca virtual do Ministério da Educação que reúne obras digitais de literatura e também disponibiliza teses e dissertações para download.
Faz parte do catálogo: A Divina Comédia, de Dante Alighieri

5) A Biblioteca Brasiliana USP  tem cerca de 3,6 mil livros para download e você ainda tem acesso a um acervo de documentos históricos, imagens e manuscritos.
Faz parte do catálogo: Sonetos completos, de Olavo Bilac

6) Toda a obra de Machado de Assis está disponível neste site criado pelo Ministério da Educação.
Faz parte do catálogo: Relíquias de Casa Velha

7) A Biblioteca Digital Camões oferece obras da literatura portuguesa e o leitor pode buscar pelo nome do livro ou por autor.
Faz parte do catálogo: Os Maias, de Eça de Queirós

8) No site da Editora Moderna você encontra livros sobre políticas públicas educacionais que podem contribuir para suas pesquisas ou trabalho em sala de aula.   
Faz parte do catálogo: O que revela o espaço escolar? – Um livre para diretores de escola,  de Comunidade Educativa CEDAC/ Editora Moderna
 
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Fonte: Revista Nova Escola.

 

Professora Dorinha promove audiência pública sobre educação domiciliar.

Na terça-feira, 12, a Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realiza uma audiência pública para tratar do Projeto de Lei 3.179/12 que dispõe sobre a possibilidade de oferta domiciliar da educação básica. A audiência foi um requerimento da deputada Professora Dorinha (DEM), que é relatora da matéria.

A educação domiciliar se refere ao ensino praticado dentro da casa dos alunos, ministrados muita das vezes pelos próprios pais ou responsáveis. Esse método de ensino é popular nos EUA, onde é referido pelo termo “homeschooling”, os alunos norte-americanos estudam em casa, mas recebem de um centro de educação sugestões de leitura, material escolar de apoio e prestam provas periodicamente.

Segundo a parlamentar, como trata-se de um tema polêmico e que levanta muitas questões, houve a necessidade de agendar uma audiência com representantes do segmento educacional para debater melhor o assunto. Se acordo com ela, esse assunto precisa de um debate aprofundado, pois há muitos questionamentos. “A família pode escolher que os filhos não frequentem a escola e sejam educados em casa?”, ela questiona. A deputada afirma que há especialistas que são favoráveis e outros contra, e que cabe ao poder público avaliar essa forma de ensino. “Como o assunto levanta muitas discussões, há a necessidade da realização da audiência antes de preparar a minha relatoria”, conclui.

Dorinha sugeriu a participação de representantes do Ministério da Educação, União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), e universidades.

Dados da Associação Nacional de Educação Domiciliar (Aned) mostram que a educação domiciliar é regulamentada e praticada em cerca de 60 países. No Brasil, aproximadamente 800 famílias aderiram a esse tipo de educação.
Fonte: Portal Cleber Toledo.

Qualificação do professor Cursos de licenciatura recebem inscrições até 13 de janeiro.

O Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), conduzido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), oferece 37.816 vagas em cursos de licenciatura que terão início no próximo ano. As pré-inscrições devem ser feitas na Plataforma Freire.

Para se candidatar, o educador precisa estar no exercício da atividade, vinculado a uma rede pública estadual, municipal ou do Distrito Federal, e não ter curso de licenciatura. A carga horária mínima é de 2,8 mil horas — 400 horas de estágio supervisionado. A duração é de quatro anos.

O professor com graduação em área diferente daquela em que leciona precisa estar há pelo menos três anos na rede pública. Nesse caso, a licenciatura tem carga horária de 800 a 1,4 mil horas e duração entre dois anos e dois anos e meio.

O Parfor também oferece formação pedagógica para docentes graduados ou licenciados vinculados a redes públicas. A formação pedagógica, de 540 horas, é ministrada durante um ano.

Especiais — O Parfor abre ainda turmas especiais em cursos de licenciatura e programas de segunda licenciatura na modalidade presencial. As turmas são abertas a partir da convergência de três fatores:

  • Secretarias de Educação estaduais, municipais e do Distrito Federal informam, na Plataforma Freire, o número de vagas que as redes de ensino precisam
  • Instituições de educação superior públicas e particulares que participam do Parfor informam a oferta de cursos e de vagas
  • Educadores fazem a pré-inscrição, na Plataforma Freire, no curso de licenciatura pretendido.

Ao concluir o período de pré-inscrição dos educadores, em 13 de janeiro de 2014, as secretarias de Educação analisam e validam as pré-inscrições — o prazo vai de 14 de janeiro a 28 de fevereiro de 2014. A partir daí, a relação dos nomes indicados segue para as instituições de educação superior, que fazem a seleção, abrem prazo de matrícula e montam as turmas, com informações prestadas à Capes.

Os cursos são gratuitos para todos os professores, mas a Capes repassa recursos financeiros às instituições de ensino responsáveis pela formação, pela supervisão dos estágios e pela certificação dos concluintes. Caberá às secretarias de Educação oferecer material escolar, transporte, hospedagem e alimentação durante o processo de formação.

Turmas — A partir da pré-inscrição, os educadores interessados nos cursos devem continuar acompanhando o processo. Isso porque nem sempre a procura é suficiente para a instituição de ensino criar turma e ofertar o curso.

O item 7 do Manual Operativo do Parfor esclarece que o número mínimo para implantar turma especial é de 30 alunos, mas admite exceção para turmas nas áreas de matemática, física, química, biologia, música, informática e formação pedagógica. Para esses cursos, em que há carência de educadores com formação específica, as instituições formadoras estão autorizadas a abrir turmas com o mínimo de 15 alunos.

Mais informações sobre o Parfor na página da Capes na internet
Ionice Lorenzoni
Fonte: Mec. 

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Colégio da Polícia Militar de Palmas abre mais de 300 vagas para 2014.

 

É a partir de processo seletivo que novos alunos ingressam no Colégio da Polícia Militar (CPM) em Palmas. Atualmente 861 estudantes estão matriculados na unidade de ensino. A partir desta segunda-feira, 4, novos alunos terão  a  chance de garantir um lugar em sala de aula. Processo seletivo foi aberto e oferece 335 vagas.
Há quatro anos, Natan Gonçalves se tornou aluno do CPM. Além do período integral das aulas, ele ainda dedica horas extras ao estudo como o objetivo de ser aprovado no vestibular. “Além do ensino, a parte disciplinar me ajudou a desenvolver uma mentalidade diferente”, conta o aluno.
Na reta final do Ensino Médio, Maristella Lorraine, de 17 anos, também está de olho no vestibular. “Os professores estão nos preparando bem, dedicando mais horas do seu trabalho normal para nos ajudar. Temos os ‘aulões’ nos fins de semana, que ajudam bastante”, conta a estudante.
Victória Morena Reis, de 17 anos, estudante do 3º ano, já foi aprovada no vestibular para o curso de Economia, da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Segundo ela a dedicação dos professores foi fundamental para a aprovação precoce. “O que me ajudou bastante é que além da carga horária os professores sempre se esforçam mais para dar uma aula extra. Aprendi muita coisa, adiantei bastante o conteúdo”, salientou.
Agregado à grade curricular regular, cursos técnicos em Redes de Computadores e Instrumentos Musicais são oferecidos aos estudantes. Para Isabele Santana de 18 anos, que faz o curso em Redes de Computadores, o ensino técnico irá permitir sua inserção no mercado de trabalho.  “O curso tem uma ótima qualidade. A escola é organizada, em casa e na sociedade, aprendi a respeitar as hierarquias”, pontuou Isabele.
Processo Seletivo
As inscrições da seleção de alunos para 2014 começam nesta segunda-feira, 4, e seguem até às 23h59 do dia 29 de novembro de 2013. O edital está disponível no site da Secretaria de Estado de Educação (www.seduc.to.gov.br) e da Polícia Militar do Tocantins (www.pm.to.gov.br). O processo é feito apenas via internet.
As vagas são para o 6º ano do Ensino Fundamental (matutino, 70 vagas e vespertino, 65 vagas), Ensino Médio Técnico em Rede de Computadores – Informática (integral, 140 vagas), Ensino Médio Técnico em Instrumento Musical (integral, 40 vagas) e Ensino Médio Regular (integral, 120 vagas).
Para tornar o processo seletivo mais eficaz, foi inserido neste ano alguns dispositivos para esclarecer ao candidato e responsáveis o funcionamento da escola. “No edital constam informações importantes que esclarecem acerca do cotidiano da vida do aluno na Unidade Escolar, das obrigações curriculares e pedagógicas, inerentes aos conceitos militares e condutas disciplinares exigidas ao aluno”, salientou o Capitão Heitor José Costa, diretor da unidade escolar.
As provas do certame serão aplicadas em única fase, no dia oito de dezembro de 2013 (domingo), com quatro horas de duração, sendo que terá início previsto para as 8 horas para o 6º Ano do Ensino Fundamental e 13h30 para a 1ª Série do Ensino Médio.
Confira Aqui o edital do processo seletivo. 

Publicado em 04 Novembro 2013 
Escrito por Lidiane Moreira / Foto: Luciano Ribeiro - ATN
Fonte: Seduc - TO. 













Seminário de Educação nas Prisões e formação continuada para educação especial acontecem esta semana.

 

Na manhã desta segunda-feira, 4,  teve inicio o I Seminário Estadual de Educação nas Prisões. Participaram da cerimônia de abertura o coral do Centro de Ensino Médio Taquaralto e o grupo de dança do Centro de Ensino Médio Santa Rita, que abrilhantaram o evento. Na ocasião, foi assinado o termo de cooperação entre a Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc) e a Secretaria de Defesa Social, que garante a implantação da educação básica, educação para jovens e adultos (EJA), ensino a distância (EAD) e ensino profissionalizante.
Segundo o secretário de Estado de Educação e Cultura, Professor Danilo de Melo “A educação prisional vai além da alfabetização, é ensinar uma nova perspectiva de vida”. O secretário da Defesa Social, Nilomar Farias, destacou em sua fala que “O melhor caminho para ressocialização dos detentos é a educação e a profissionalização”.
O evento é uma parceria entre a Seduc e a Secretaria de Defesa Social. De 4 a 8 de novembro educadores, agentes prisionais e técnicos na área, reúnem-se no Hotel Turim para discutir a respeito da educação nas unidades sócios-educativas do estado.
Escola nas unidades socioeducativas
Nesta gestão, o número de reeducandos com acesso a educação aumentou de 30 para aproximadamente 400 detentos. São 335 detentos na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e 54 no programa Brasil Alfabetizado. E mais 400 reeducandos terão acesso ao ensino profissionalizante via EAD, uma parceria da Seduc com o Instituto Federal do Tocantins. Ao todo são seis escolas nas unidades socioeducativas, em Palmas, Araguaína, Guaraí, Cariri, Porto Nacional e Ananás.
Educação Especial
Acontece também, no Hotel Turim, a formação continuada para professores que atuam na educação especial das escolas da rede estadual. Com o objetivo de capacitar os professores na área, a primeira etapa da formação será do dia 4 a 8 de novembro. A segunda etapa será no período de 25 a 29 de novembro, e será nas salas de recurso multifuncional, instaladas nas escolas da rede estadual, onde é oferecido atendimento complementar aos estudantes com deficiências.

Publicado em 04 Novembro 2013 
Escrito por Gabriela Fogaça / Foto: Lucas Nascimento
Fonte: Seduc - TO. 



segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Processo Seletivo Superior 2014/1 – Palmas

TAXA DE ISENÇÃO:
Resultado Preliminar da Taxa de inscrição



EDITAL:
Edital 037/2013 – Retificado
Edital 037/2013 – Retificação

PERÍODO DE INSCRIÇÃO:
10/10 a 07/11/2013

TAXA DE INSCRIÇÃO:
R$ 60,00

PERÍODO PARA SOLICITAÇÃO PARA ISENÇÃO DE TAXA DE INSCRIÇÃO:
10/10 a 18/10/2013

FORMULÁRIOS
Formulário de Recurso – Isenção de Inscrição
Formulário de Isenção
Formulário de Alteração de Dados

fonte:



PAPMEM – Programa de Aperfeiçoamento para Professores de Matemática – Edição 2014/1.

 

INSCRIÇÕES ABERTAS!

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO) sediará em Palmas, no período de 13 a 17 de janeiro de 2014 a edição 2014/1 do PAPMEM – Programa de Aperfeiçoamento para Professores de Matemática do Ensino Médio. Para tanto convida professores e estudantes de Matemática a participarem. As aulas ocorrerão nos períodos da manhã e da tarde no Campus Palmas do IFTO. O livro adotado no módulo será "Temas e Problemas" da SBM.




Este programa visa oferecer treinamento gratuito para professores de Matemática e é promovido pelo IMPA, Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada.
O módulo do programa será realizado simultaneamente no IMPA e em instituições parceiras de todo o país. As aulas expositivas são transmitidas ao vivo, via Internet, do IMPA para as instituições participantes em outros estados.
As inscrições são gratuitas e limitadas, e serão feitas até o dia 21/11/2013 ou até serem preenchidas as vagas. O número máximo será de 105 inscritos, dos quais 94 serão selecionados e receberão livro, certificado de 40 horas e ajuda de custo de 50 reais por dia de participação, que é paga posteriormente em data a ser definida pela coordenação nacional do PAPMEM. Os 11 inscritos que não tiverem suas inscrições homologadas ficarão como suplentes. Caso haja mais de 94 solicitações de inscrição, terão prioridade:
1.   Professores de Matemática do ensino fundamental, médio ou superior;
2. Alunos de curso superior de Matemática;
3.   Professores de outras disciplinas que não sejam Matemática, preferencialmente na área de exatas, ou pedagogos que estejam atuando na área da educação;
4.   Alunos de outros cursos.
Será divulgada uma lista de inscrições confirmadas até o dia 13/12/2013. Após a divulgação da lista de inscrições confirmadas o candidato contemplado deverá enviar um email para o endereço eletrônico que será divulgado junto a lista confirmando seu interesse em participar do curso, caso contrário poderá perder sua vaga.
Para solicitar maiores informações envie email para papmempalmas@gmail.com. Veja também outras informações sobre o programa nacional na página do IMPA.
Para realizar sua inscrição clique aqui.
Programação: em breve será disponibilizada a programação da edição 2014/1 do PAPMEM.

 Equipe responsável pelo PAPMEM no Campus Palmas
Professor Rodrigo Dias (coordenador)
Professor César Zica (sub-coordenador)

Realização:

 




Educação básica Provinha Brasil avalia este mês cerca de 3 milhões de alunos.

 A Provinha Brasil avalia, no início e no fim do ano letivo, as competências de alfabetização, leitura e matemática alcançadas pelos estudantes matriculados no segundo ano do ensino fundamental público (foto: 15cre-cepa.blogspot.com)
Os 3 milhões de estudantes matriculados no segundo ano do ensino fundamental público podem fazer a Provinha Brasil este mês. O exame avalia as competências de alfabetização, leitura e matemática alcançadas pelas crianças. As redes e escolas têm autonomia para aplicar e avaliar os resultados, mas o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), que elabora os testes, recomenda que as provas sejam respondidas em dias diferentes. A provinha não é obrigatória.

O exame é composto por um conjunto de materiais — cadernos de leitura e de matemática para cada aluno; guia de orientação a escolas, coordenadores pedagógicos e professores sobre a aplicação, a correção e a interpretação dos resultados; matrizes de referência. Esse material foi postado nos Correios entre 7 e 25 de outubro. De acordo com a Coordenação-Geral do Sistema de Avaliação da Educação Básica do Inep, caso as escolas ainda não tenham recebido os conjuntos, devem procurá-los nas secretarias de Educação dos municípios ou nas prefeituras. No caso das redes estaduais, nas secretarias de Educação ou nas regionais de ensino.

Referência — Para orientar escolas e educadores, o Inep elaborou uma matriz de referência para leitura e outra para matemática. Nelas estão descritas as habilidades que o estudante do segundo ano deve ter adquirido nessa etapa escolar.

No caso da avaliação de leitura, a matriz indica que a criança deve, por exemplo, ser capaz de reconhecer letras. No teste, que contém letras e outros sinais gráficos, o aluno deve apontar a diferença. A matriz sugere dez passos na avaliação. Entre os quais, reconhecer sílabas, palavras e frases e localizar uma informação em um texto.

A matriz de alfabetização matemática aborda habilidades do estudante ao associar, comparar, ordenar e identificar figuras geométricas planas e espaciais, comparar e ordenar dimensões. Cada item avalia um tipo de competência alcançada.

Pacto — Para atender ao artigo 9º da Portaria nº 867, de 4 de julho de 2012, que instituiu o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, o Inep desenvolve um sistema informatizado para coleta e tratamento dos resultados da Provinha Brasil. O artigo 9º diz também que a avaliação do desempenho dos estudantes do segundo ano do ensino fundamental deve ser feita com aplicação da Provinha Brasil, pelas escolas participantes do pacto, no início e no fim de cada ano. O Inep, ainda de acordo com a portaria, prepara uma análise por amostra dos resultados da provinha ao fim do segundo ano e promove uma avaliação externa, universal, do nível de alfabetização ao final do terceiro ano do ensino fundamental.

A Provinha Brasil de leitura e letramento, anual, começou a ser aplicada em 2008. Em 2011, o Inep criou a provinha de matemática. Desde 2012, as duas provas são aplicadas no início e no fim do ano letivo. A página da Provinha Brasil na internet contém as matrizes de referência de leitura e matemática e conta a trajetória do exame.

Ionice Lorenzoni
Fonte: site do MEC.