quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Seminário de Educação nas Prisões e formação continuada para educação especial acontecem esta semana.

 

Na manhã desta segunda-feira, 4,  teve inicio o I Seminário Estadual de Educação nas Prisões. Participaram da cerimônia de abertura o coral do Centro de Ensino Médio Taquaralto e o grupo de dança do Centro de Ensino Médio Santa Rita, que abrilhantaram o evento. Na ocasião, foi assinado o termo de cooperação entre a Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc) e a Secretaria de Defesa Social, que garante a implantação da educação básica, educação para jovens e adultos (EJA), ensino a distância (EAD) e ensino profissionalizante.
Segundo o secretário de Estado de Educação e Cultura, Professor Danilo de Melo “A educação prisional vai além da alfabetização, é ensinar uma nova perspectiva de vida”. O secretário da Defesa Social, Nilomar Farias, destacou em sua fala que “O melhor caminho para ressocialização dos detentos é a educação e a profissionalização”.
O evento é uma parceria entre a Seduc e a Secretaria de Defesa Social. De 4 a 8 de novembro educadores, agentes prisionais e técnicos na área, reúnem-se no Hotel Turim para discutir a respeito da educação nas unidades sócios-educativas do estado.
Escola nas unidades socioeducativas
Nesta gestão, o número de reeducandos com acesso a educação aumentou de 30 para aproximadamente 400 detentos. São 335 detentos na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e 54 no programa Brasil Alfabetizado. E mais 400 reeducandos terão acesso ao ensino profissionalizante via EAD, uma parceria da Seduc com o Instituto Federal do Tocantins. Ao todo são seis escolas nas unidades socioeducativas, em Palmas, Araguaína, Guaraí, Cariri, Porto Nacional e Ananás.
Educação Especial
Acontece também, no Hotel Turim, a formação continuada para professores que atuam na educação especial das escolas da rede estadual. Com o objetivo de capacitar os professores na área, a primeira etapa da formação será do dia 4 a 8 de novembro. A segunda etapa será no período de 25 a 29 de novembro, e será nas salas de recurso multifuncional, instaladas nas escolas da rede estadual, onde é oferecido atendimento complementar aos estudantes com deficiências.

Publicado em 04 Novembro 2013 
Escrito por Gabriela Fogaça / Foto: Lucas Nascimento
Fonte: Seduc - TO. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário