A Síndrome de Asperger é um Transtorno Global do Desenvolvimento
(TGD), resultante de uma desordem genética, e que apresenta muitas
semelhanças com relação ao autismo.
Ao contrário do que ocorre no
autismo, contudo, crianças com Asperger não apresentam grandes atrasos
no desenvolvimento da fala e nem sofrem com comprometimento cognitivo
grave. Esses alunos costumam escolher temas de interesse, que podem ser
únicos por longos períodos de tempo - quando gostam do tema
"dinossauros", por exemplo, falam repetidamente nesse assunto.
Habilidades incomuns, como memorização de sequências matemáticas ou de
mapas, são bastante presentes em pessoas com essa síndrome.
Na
infância, essas crianças apresentam déficits no desenvolvimento motor e
podem ter dificuldades para segurar o lápis para escrever. Estruturam
seu pensamento de forma bastante concreta e não conseguem interpretar
metáforas e ironias - o que interfere no processo de comunicação. Além
disso, não sabem como usar os movimentos corporais e os gestos na
comunicação não-verbal e se apegam a rituais, tendo dificuldades para
realizar atividades que fogem à rotina.
Como lidar com a Síndrome de Asperger na escola?
As recomendações são semelhantes às do autismo. Respeite o tempo de aprendizagem do aluno e estimule a comunicação com os colegas. Converse com ele de maneira clara e objetiva e apresente as atividades visualmente, para evitar ruídos na compreensão do que deve ser feito.
As recomendações são semelhantes às do autismo. Respeite o tempo de aprendizagem do aluno e estimule a comunicação com os colegas. Converse com ele de maneira clara e objetiva e apresente as atividades visualmente, para evitar ruídos na compreensão do que deve ser feito.
Também
é aconselhável explorar os temas de interesse do aluno para abordar
novos assuntos, ligados às expectativas de aprendizagem. Se ele tem uma
coleção de carrinhos, por exemplo, utilize-a para introduzir o sistema
de numeração. Ações que escapam à rotina devem ser comunicadas
antecipadamente.
Fonte: Revista Nova Escola.
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