quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Programa ''Detran-TO Educando para a Vida'

CAPACITAÇÃO A DISTÂNCIA PARA PROFESSORES MULTIPLICADORES - Acesse: www.detran.to.gov.br/programaeducacao

Está chegando um novo tempo para o trânsito no Tocantins.
Mais Educação, mais Respeito, mais Segurança.
O Programa “Detran-TO Educando para a Vida” busca inserir o tema trânsito dentro das escolas da rede pública municipal, estadual e privada, focando os alunos do 1º ao 9º ano, que durante a programação das atividades aprendem como se comportar corretamente no trânsito e principalmente a importância de obedecer às regras de tráfego.

META DE GOVERNO
O Programa “Detran-TO Educando para a Vida” faz parte de um conjunto de ações do Detran-TO, para cumprir a meta do Governo do Estado de reduzir em 5% ao ano os índices de acidente de trânsito no Tocantins no período de 2012 a 2015.

O PROGRAMA
O Programa “Detran-TO Educando para a Vida” visa levar, de forma transversal, a Educação para o Trânsito aos alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental da rede pública e particular do Estado do Tocantins.
A proposta do Programa “Detran-TO Educando para a Vida” é pioneira em levar a educação para o trânsito a todos os alunos do ensino fundamental da rede estadual, municipal e particular de ensino.

PROPOSTA DO PROGRAMA
• Atender aproximadamente 268.000 alunos do Ensino Fundamental (1º ao 9º ano) dos 139 municípios do Estado do Tocantins.
• Capacitar professores multiplicadores na modalidade presencial e/ou modalidade a distância.

Etapas do Programa
O Programa compreende 4 etapas:
1ª Etapa: Sensibilização e explanação do Programa para professores, coordenadores pedagógicos e diretores escolares durante a realização das regionais da FLIT (Feira Literária Internacional do Tocantins);
2ª Etapa: Capacitação dos professores e coordenadores pedagógicos para utilização do material paradidático que será utilizado;
3ª Etapa: Início do Programa em sala de aula;
4ª Etapa: Monitoramento e avaliação dos resultados do Programa.

PARCERIA
O Programa ‘’Detran-TO Educando para a Vida’’ é uma ação do Governo Estadual executada pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-TO), em parceria com a Secretaria Estadual da Educação (Seduc-TO), Municípios e Escolas Particulares do Estado do Tocantins.

LEGISLAÇÃO/FUNDAMENTAÇÃO LEGAL
Art. 74 do Código de Trânsito Brasileiro: A educação para o trânsito é direito de todos e constitui dever prioritário para os componentes do Sistema Nacional de Trânsito.
Art. 76 do Código de Trânsito Brasileiro: A educação para o trânsito será promovida na pré-escola e nas escolas de 1º, 2º e 3º graus, pelos órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito e de Educação, nas respectivas áreas de atuação.
Resolução nº 166 - Diretrizes da Política Nacional de Trânsito – “Promover a Educação para o Trânsito”. Aprova as Diretrizes da Política Nacional de Trânsito – “Promover a Educação para o Trânsito”.
Parâmetros Curriculares Nacionais - Concebem os temas transversais como aqueles que “correspondem a questões importantes, urgentes e presentes sob várias formas na vida cotidiana”.
Lei 9394/1996 – Conteúdos Curriculares da Educação Básica - “a difusão de valores fundamentais ao interesse social, aos direitos e deveres dos cidadãos, de respeito ao bem comum e da ordem democrática’’.
Portaria nº 147/2009 do DENATRAN: Dispõe sobre as Diretrizes Nacionais de Educação para o Trânsito.

PROPOSTA PEDAGÓGICA DO PROGRAMA
• A Educação para o Trânsito poderá ser abordada como componente da parte diversificada nas Escolas de Tempo Integral, na transversalidade e/ou nos eixos formadores das áreas curriculares no Ensino Fundamental e devem ser, portanto requisitos da Proposta Pedagógica de cada Unidade Escolar.
• É recomendado trabalhar esta temática no mínimo uma hora semanal.
• Nas séries finais do Ensino Fundamental, será escolhido o professor que tiver maior afinidade com o tema e interesse para ser o responsável pelo programa e pelo acompanhamento do livro adotado. Os demais professores devem trabalhar o tema de forma transversal, sendo integrado às áreas de conhecimento.

AVALIAÇÃO DO ALUNO
A avaliação ocorrerá durante todo o desenvolvimento do Programa. Os instrumentos de avaliação utilizados serão a ficha de avaliação e a observação diária.

AVALIAÇÃO DO PROGRAMA
Ao término do semestre letivo, será realizada uma avaliação global entre Diretoria de Educação para o Trânsito e Qualificação de Pessoal, Representantes das Ciretrans, DRES e Escolas participantes do Programa, para um momento de reflexão sobre a prática, verificando seus sucessos e insucessos, e a partir daí redirecionar o trabalho.

Contato:
Local: Diretoria de Educação para o Trânsito e Qualificação de Pessoal
Endereço: Qd 401 Norte - ACSU-NO 50 Conj. 01 Lt. 08 – Av. Teotônio Segurado - Palmas – TO
Telefones: (63) 3218-3021 / 3218-3049
E-mail: programa.educacao@detran.to.gov.br

~> Conheça a coleção de livros paradidáticos da Editora Lumine ''Rumo à cidadania: Educação de Trânsito no Ensino Fundamental'': http://www.editoralumine.com.br/portal/colecoes/50-educacao-de-transito.html
Fonte: Detran Tocantins.

Nenhum comentário:

Postar um comentário