terça-feira, 22 de outubro de 2013

Significado de peitar em Português.

v. t.
Procurar corromper com dádivas; subornar.
Ant. Pagar, satisfazer. Cf. Figanière, G. Ansures.
T. da Bairrada Magoar moralmente, melindrar.
(De peita)

Classe Gramatical de Peitar

Verbo transitivo

Separação das Sílabas de Peitar

pei-tar

Sinônimos de Peitar

corromper, subornar

Rimas com Peitar

vagar, desbaratar, rodear, deitar, arranjar, vadiar, palpar, pasmar, animar, comprovar, findar, sondar, nomear, alargar, efetuar

Conjugação do Verbo Peitar

Gerúndio: peitando, Infinitivo: peitar, Particípio Passado: peitado

Indicativo

Presente do Indicativo
eu peito
tu peitas
ele peita
nós peitamos
vós peitais
eles peitam
Imperfeito do Indicativo
eu peitava
tu peitavas
ele peitava
nós peitávamos
vós peitáveis
eles peitavam
Perfeito do Indicativo
eu peitei
tu peitaste
ele peitou
nós peitamos
vós peitastes
eles peitaram
Mais-que-perfeito do Indicativo
eu peitara
tu peitaras
ele peitara
nós peitáramos
vós peitáreis
eles peitaram
Futuro do Pretérito do Indicativo
eu peitaria
tu peitarias
ele peitaria
nós peitaríamos
vós peitaríeis
eles peitariam
Futuro do Presente do Indicativo
eu peitarei
tu peitarás
ele peitará
nós peitaremos
vós peitareis
eles peitarão

Subjuntivo

Presente do Subjuntivo
que eu peite
que tu peites
que ele peite
que nós peitemos
que vós peiteis
que eles peitem
Imperfeito do Subjuntivo
se eu peitasse
se tu peitasses
se ele peitasse
se nós peitássemos
se vós peitásseis
se eles peitassem
Futuro do Subjuntivo
quando eu peitar
quando tu peitares
quando ele peitar
quando nós peitarmos
quando vós peitardes
quando eles peitarem

Imperativo

Imperativo Afirmativo
peita tu
peite ele
peitemos nós
peitai vós
peitem eles
Imperativo Negativo
não peites tu
não peite ele
não peitemos nós
não peiteis vós
não peitem eles

Infinitivo

Infinitivo Pessoal
por peitar eu
por peitares tu
por peitar ele
por peitarmos nós
por peitardes vós
por peitarem eles

Vogais Presentes em Peitar

eia

Consoantes Presentes em Peitar

Ptr
Fonte: r7.

Nenhum comentário:

Postar um comentário