domingo, 7 de julho de 2013

Dois jogos viciantes de Língua Portuguesa

Jogo dos Antônimos | Educar para Crescer

Jogo dos Antônimos | Educar para Crescer. Imagem: Reprodução
O aumentativo de casa é ‘casona’ ou ‘casarão’? E o diminutivo de barraca: ‘barraquinha’ ou ‘barraquim’? Pais, alunos e professores vão se divertir no Jogo do Grau (clique para jogar: http://educarparacrescer.abril.com.br/mini-jogos/grau/), desenvolvido pelo pessoal do projeto Educar para Crescer. É um jogo de alvo, dividido em quatro níveis, em que é preciso acertar a palavra, seu aumentativo e seu diminutivo em poucas jogadas. As opções vão aparecendo e desaparecendo na tela (como nos jogos de alvo tradicionais nas quermesses) e um clique com o mouse simula um tiro ao alvo. Clicar na placa correta faz somar pontos e seguir para o próximo nível. É simples e viciante.
Outra opção para praticar o vocabulário em Língua Portuguesa é o Jogo dos Antônimos (clique para jogar: http://educarparacrescer.abril.com.br/mini-jogos/antonimos/). Um grupo de palavras embaralhadas é mostrado na tela. Sua missão é organizá-las, o termo e seu antônimo, em um cartaz. Basta clicar sobre as palavras para que elas sejam movidas para o lugar correto. Um detalhe: há tempo para se jogar. Se demorar muito, perde o jogo. Também existem níveis diferentes de dificuldade – o que torna o game ainda mais atrativo.
Mas vale lembrar: pessoas com bons hábitos de leitura e escrita terão facilidade com ambos os jogos. Contar histórias na escola ou em casa, estimular a leitura e os comentários a respeito de livros entre os alunos ou em casa são premissas para que o vocabulário em português seja rico. Você é um bom leitor?
TAGS: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário