Estudantes do sexto ao nono ano do
ensino fundamental, público e privado, de escolas urbanas e rurais, devem
debater a importância da terra, da água, do ar e do fogo na vida do nosso
planeta. Esses são os temas da 4ª Conferência Nacional Infanto juvenil pelo
Meio Ambiente – Vamos cuidar do Brasil com escolas sustentáveis, que acontecerá
de 25 a 29 de novembro, em Brasília.
Mas para chegar à etapa nacional, educadores e estudantes devem se preparar nas
escolas. O prazo para a realização da conferência escolar, que é uma fase
obrigatória, vai até 31 deste mês. Para participar do evento,
cada escola deve escolher um dos quatro temas, estudar, pesquisar, debater e
elaborar um projeto para ser desenvolvido ali na comunidade, além de eleger um
estudante na faixa etária de 11 a 14 anos para representá-la na etapa seguinte,
que é estadual. Feito isso, o diretor deve cadastrar o projeto na página
eletrônica da conferência. A data final de cadastro do projeto é 7 de
setembro.
Dados da coordenação geral de educação ambiental da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi) do MEC mostram que, até 26 de julho, 600 escolas tinham concluído as conferências, registrado os projetos e eleito os delegados. Com o retorno das férias escolares, a expectativa da coordenação é que as escolas concluam os trabalhos, façam o registro e se habilitem para as próximas fases.
Etapas – Conferências regionais (opcionais) devem ser realizadas até 6 de outubro; conferências estaduais (obrigatórias), até 25 de outubro; conferência nacional, de 25 a 29 de novembro, em Brasília. A página eletrônica da 4ª Conferência traz o link para a escola fazer o cadastro, um roteiro passo a passo e correio eletrônico para tirar dúvidas.
Promovida pelos ministérios da Educação e do Meio Ambiente, a 4ª Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente tem como proposta fortalecer a educação ambiental nos sistemas de ensino com a participação ativa das escolas na construção de políticas públicas. A primeira edição da conferência, em 2003, teve a participação de 15.452 escolas de 3.461 municípios; a segunda, em 2005/2006, foi realizada em 11.475 escolas de 2.865 municípios. Em 2009, o evento mobilizou 3,5 milhões de estudantes, educadores e comunidades.
Ionice Lorenzoni
Dados da coordenação geral de educação ambiental da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi) do MEC mostram que, até 26 de julho, 600 escolas tinham concluído as conferências, registrado os projetos e eleito os delegados. Com o retorno das férias escolares, a expectativa da coordenação é que as escolas concluam os trabalhos, façam o registro e se habilitem para as próximas fases.
Etapas – Conferências regionais (opcionais) devem ser realizadas até 6 de outubro; conferências estaduais (obrigatórias), até 25 de outubro; conferência nacional, de 25 a 29 de novembro, em Brasília. A página eletrônica da 4ª Conferência traz o link para a escola fazer o cadastro, um roteiro passo a passo e correio eletrônico para tirar dúvidas.
Promovida pelos ministérios da Educação e do Meio Ambiente, a 4ª Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente tem como proposta fortalecer a educação ambiental nos sistemas de ensino com a participação ativa das escolas na construção de políticas públicas. A primeira edição da conferência, em 2003, teve a participação de 15.452 escolas de 3.461 municípios; a segunda, em 2005/2006, foi realizada em 11.475 escolas de 2.865 municípios. Em 2009, o evento mobilizou 3,5 milhões de estudantes, educadores e comunidades.
Ionice Lorenzoni
Palavras-chave: educação
básica, educação ambiental, conferência, meio ambiente.
Fonte: mec.gov.br
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