sexta-feira, 21 de junho de 2013

DIRETORIA REGIONAL DE COLINAS TEM PARTICIPAÇÃO EFETIVA NO TOCANTINS CONECTADO.


Paciência, tranquilidade, persistência, determinação, dedicação, perseverança e alegria são algumas características que definem os participantes da Formação Tocantins Conectado que está sendo realizada, esta semana, na Diretoria Regional de Gestão e Formação de Colinas. As técnicas Aldizia Araujo e Iveti Bacri do Setor Executivo de Tecnologias Aplicadas à Educação conduzem esta formação com o apoio do NTE/DRGF que organizou toda logística e articulou a participação dos 46 servidores, incluindo técnicos da DRGF, gestores e coordenadores de programas e projetos das escolas da sede e dos municípios jurisdicionados à Diretoria Regional de Colinas. Neste primeiro dia de formação foram apresentadas ações do Projeto Tocantins Conectado; destacados os avanços educacionais ocorridos com o uso das tecnologias na prática educativa, como também os desafios enfrentados por nós educadores na sociedade digital. Houve a divulgação do Portal Educacional, frisando a importância das escolas acessarem e divulgarem as boas práticas neste ambiente. Foram socializadas ainda as aquisições tecnológicas realizadas pela SEDUC e pelo MEC. E, para finalizar o período matutino, a formadora do NTE, Aldean Abreu Martins Soares, apresentou as ações realizadas de janeiro a junho, informando o acompanhando realizado aos cursistas do Uca Tocantins e os avanços já alcançados pelos professores na utilização de lap top , note book e projetor proinfo para explorar os conteúdos da aula.

No período vespertino foram discutidas as atribuições do servidor responsável pelas tecnologias na escola, e, através de uma atividade coletiva foram  apresentadas as três abordagens (Alfabetização em Tecnologia, Aprofundamento do Conhecimento e Criação do Conhecimento) que definirão o Perfil Tecnológico de cada servidor. Vale lembrar que todos os servidores da educação do Tocantins responderão o questionário do Censo Tecnológico, que já se encontra disponível no portal da SEDUC, com o objetivo de contribuir para a definição de futuras formações. Os participantes conheceram a proposta do primeiro censo tecnológico,  que foi aplicado no final dos trabalhos do dia.

Dando continuidade  à formação, hoje, dia 12/06, os servidores responsáveis pelas tecnologias nas escolas participam de duas oficinas sobre as plataformas moodle e  e-proinfo e conhecem o canal virtual de comunicação da DRGF/NTE/ESCOLA.

No último dia da formação, dia 13/06, os trabalhos serão desenvolvidos com a formadora do NTE- Aldean Abreu Martins Soares com o objetivo de reestruturar o plano de ação. Nesta última etapa haverá o acompanhamento a duas escolas da Regional e socialização de todo o trabalho desenvolvido com a Diretora Regional.

Escrito por: Aldizia Araujo
Artigos Seduc
Fonte Seduc - TO

Nenhum comentário:

Postar um comentário