sexta-feira, 21 de junho de 2013

O QUE SÃO MEMES???



PRIMEIRO: Como se pronuncia isso !?
http://www.merriam-webster.com/audio.php?file=meme001s&word=meme

SEGUNDO: Base de dados com a origem de cada Meme
http://knowyourmeme.com/

AFINAL, O QUE É UM MEME?
Onze entre dez matérias que falam sobre “memes” citam o livro O Gene Egoísta, escrito em 1976 pelo zoólogo Richard Dawkins, que define um meme como “uma unidade de evolução cultural” que se propaga de indivíduo para indivíduo.

Não sabemos como o conceito de meme de Dawkins veio parar na web, mas hoje em dia se usa o termo pra todas as coisas que são utilizadas repetidamente na internet em vários contextos diferentes e que podem até ganhar um novo significado nesse processo.

TIPOS DE MEME
Um meme pode ser uma imagem (que pode ser única ou montagem, como as “Rage Faces“), uma gíria ou bordão (“Todos Chora“, “Fica Vai ter Bolo“), um vídeo (tipo as paródias d’A Banda Mais Bonita da Cidade), um traço comportamental (exemplo: Classe Média Sofre, Tipos de Biscat), ícones e carácteres (!!!!!11!1, ¯\_(
)_/¯) e por aí vai.

MEME NÃO É VIRAL!
A diferença entre meme e viral é bem sutil, mas tem que ver isso aí! Como o próprio nome sugere, viral é qualquer coisa que se espalha rapidamente, como um vírus. Já o meme é algo que, além de se espalhar, ganha versões e pode ter o seu significado alterado. Um bom exemplo é o “Sou Foda”. O vídeo original em si é um viral, mas tudo o que derivou dele é meme. Existem várias versões diferentes: a sertaneja, a remixada com Sakura Card Captors, a versão brasileirinho e mais outras 54584235 à sua escolha. Além disso, o Vitinho (o cara que canta a música) se tornou webceleb e originou até um selo “Sou Foda”de qualidade.

MEME SÓ TEM NA WEB?
Por que uma gíria tipo “Todos Chora” é um meme e um bordão que vem da TV (“Pedala Robinho”, “Ronaldo!”, etc) não é? A função dos dois é a mesma, só que a construção de cada um é bem diferente: enquanto o meme é essencialmente colaborativo e orgânico, o bordão televisístico é algo repetido exaustivamente pelo programa e martelado na cabeça da audiência até que ela saia repetindo aquilo por ai.

ONDE NASCEM OS MEMES?
Tá todo mundo atrás de saber de onde surgem os memes. Se você é leitor do site já sabe que temos uma seção totalmente dedicada à documentar os memes brasileiros, a Memepedia. Nos EUA, a principal enciclopédia de memes é o Know your Meme. Fórmula pra criar memes, obviamente, não existe. Ninguém sabe de onde e como eles vão surgir, mas existem ambientes propícios, geralmente aqueles mais anárquicos e com aglomeração de gente, tipo:
4CHAN – é o maior fórum de imagens do mundo, com 13 milhões de visitantes por mês, responsável por criar/espalhar 9 entre 10 memes wébicos pelo mundo – e também berço do Anonymous (grupo hacktivista que está causando, veja aqui). O 4Chan é confuso, caótico, não tem arquivos e tudo o que se posta lá é anônimo. É no canal /b/ (para assuntos gerais) que rolam a maior parte das piadinhas wébicas que depois viram memes. Exemplos: LOL CATS, o Rick Roll, as Rage Faces e outros mil (veja aqui uma lista com vários).

Agora, L3t´s Go to Memes

Nenhum comentário:

Postar um comentário