sexta-feira, 21 de junho de 2013

SEDUC E SINTET SE REÚNEM PARA TRATAR DE DEMANDAS DA EDUCAÇÃO.



Nesta terça-feira (14), os representantes da Secretária Estadual da Educação e Cultura e do Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Tocantins (Sintet) estiveram reunidos para tratar de assuntos como o Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR), carga horária dos servidores e a reposição das aulas por motivo da paralisação nacional, ocorrida em abril.
Sobre o PCCR, ficou definido que haverá um novo encontro entre os envolvidos para discutir as alterações propostas pela Secretaria Estadual da Administração e o capítulo que aborda a inserção dos educadores indígenas no Plano.
Na reunião, foi discutida ainda a Instrução Normativa n°09, de 28 de dezembro de 2012, que dispõe sobre os procedimentos relativos à modulação e remoção dos servidores das unidades escolares da rede estadual.
Quanto à reposição das aulas não dadas, em razão da paralisação nacional dos professores, ficou definido que as unidades de ensino darão prosseguimento ao planejamento enviado à Seduc para a reposição o qual já está sendo cumprindo.
O secretário de estado da Educação e Cultura, professor Danilo de Melo, destacou os avanços conquistados pelos profissionais no estado. “Nós apoiamos e acreditamos que são legítimas as reivindicações nacionais, mas há de se reconhecer que, no Tocantins, a maioria dessas solicitações já foi atendida, como o piso do professor, que é o 2º maior do Brasil, a redução da carga horária, a ampliação do tempo para planejamento e tantas outras”, ponderou.  
Em 2012, o Governo do Estado implantou o aumento da carga horária e a redução da jornada de trabalho com o aumento do tempo para planejamento, que corresponde a 40% da carga total, e a redução dos sábados letivos. Muitos professores foram beneficiados com o aumento de 169h para 180h, o que representa, inclusive, melhoria salarial.
Sobre o quantitativo de estudantes em sala de aula, a Seduc apresentou relatório ao Sindicato apontando que apenas 4,71% das salas de aula da rede estadual têm mais de 40 alunos matriculados. O documento mostrou também que 38.44% possuem de 31 a 40 alunos, e 41,2% têm entre 21 e 30 alunos.
O presidente do Sintet, José Roque, apresentou a proposta da realização de pesquisa, em parceria com a Junta Médica Oficial do Estado, para diagnosticar as principais causas dos problemas de saúde que acometem os servidores da Educação e que acarretam as licenças e os remanejamentos de função. A Seduc apoia a iniciativa. “Acho importante essa avaliação para podermos, a partir dela, realizar um trabalho preventivo com os servidores e reduzir o número de licenças por motivos de saúde”, destacou o professor  Danilo. 
Publicado em 15 Maio 2013.
Escrito por Núbia Daiana Mota/ Fotos: Lucas Nascimento

Fonte Seduc – TO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário