sexta-feira, 21 de junho de 2013

SECRETÁRIO DANILO DE MELO ANUNCIA REABERTURA DO PALACINHO E FALA SOBRE FLIT/2013



O Secretário da Educação e Cultura professor Danilo de Melo anunciou nesta quinta-feira, 16, em Palmas, a reabertura do Palacinho, Museu Histórico do Tocantins. O anúncio foi feito durante a cerimônia de posse do Conselho Estadual de Cultura, que aconteceu no memorial Coluna Prestes e contou com a presença de personalidades do meio artístico e cultural da Capital. 
Fechado há sete anos, feito de jatobá - madeira de lei abundante no Tocantins -  o Palacinho foi construído em 1990 inicialmente para abrigar autoridades que visitavam a construção de palmas. Logo passou por adaptações para ser transformado na sede provisória do primeiro Governo do Estado, permanecendo com centro de decisões até 2002.
Com a mudança da sede do Governo para o então recém construído palácio Araguaia, foi transformado em museu sendo aberto a visitas guiadas que foram interrompidas em 2006, quando foi fechado ao público. Agora restaurado, abriga todo o mobiliário do primeiro gabinete do Governo do Estado e painéis que descrevem a história de sua criação, os movimentos pela separação do estado e sua emancipação, manifestações culturais como festas religiosas, quilombolas, indígenas e belezas naturais do Tocantins.
A solenidade de abertura do museu Palacinho está prevista para as 9 horas de segunda-feira, 20, dia em que Palmas comemora 24 anos de sua criação e a programação contará, entre outros, com apresentação da Orquestra Sinfônica Amor Perfeito, celebração ecumênica e apresentações artísticas.
Flit 2013
 Após a posse do Conselho Estadual de Cultura nesta quinta-feira, 16, em Palmas, o secretário da Educação e Cultura professor Danilo de Melo falou a jornalistas sobre a realização, da Flit – Feira Literária Internacional do Tocantins – 2013. “Este ano haverá uma mudança no calendário de forma a agregarmos a Flit a outros eventos tradicionais como a Fecoarte (Feira de Arte e Artesanato do Tocantins) e a Fenepalmas (Feira de Negócios de Palmas)”, afirmou, explicando que a realização será entre os meses de agosto e setembro e que o objetivo é minimizar custos e otimizar público. “Estamos finalizando os últimos detalhes para definirmos a data”, acrescentou o secretário.


Publicado em 16 Maio 2013 
Escrito por Maria José Batista/Foto Elias Oliveira

Fonte Seduc - TO.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário