Professor,
quantas vezes você teve vontade de usar recursos tecnológicos em suas aulas,
mas não conseguiu porque os programas disponíveis não são adequados para o que
você pretende fazer?
Planejar
atividades usando os programas que geralmente estão instalados nos computadores
é um desafio. Mais difícil ainda é viabilizar a compra e a instalação de novos
softwares nas máquinas da escola. Esse problema é bastante comum e pode ser
solucionado com o uso de software
livre, programas que não pertencem a uma empresa e podem ser baixados
gratuitamente da internet.
Além do
fato de não custarem nada, outra vantagem desse tipo de recurso é a liberdade
de qualquer pessoa que tenha os conhecimentos técnicos lançar novas versões –
diferente dos outros, que só são alterados pelas empresas que os produzem. Isso
quer dizer que eles estão constantemente sendo melhorados (bela notícia, não?).
Muitos
desses softwares têm bom uso na Educação. O Geogebra,
por exemplo, (veja aqui Sete perguntas
sobre o seu uso) pode ser de grande ajuda nas aulas
de Matemática e o Stellarium,
para observação de constelações, foi um dos recursos usados por Felipe Bandoni,
premiado como Educador do Ano de 2012 (veja aqui a
sequência didática sobre o trabalho dele).
Se você
se interessou pelo assunto, acontece na próxima semana em Porto Alegre o 14°
Fórum Internacional do Software Livre, que tem uma área dedicada
especialmente à Educação. Se não der para ir até o
Rio Grande do Sul, você pode se iniciar nesse mundo fazendo um curso gratuito
de Linux, que é um programa de software livre,
oferecido no site do Ministério da Educação (MEC).
E você?
Já utilizou algum programa bacana nas suas aulas? Compartilhe nos comentários
as suas indicações.
Fonte: Revista Nova Escola.
20-06-2013.
Fonte: Revista Nova Escola.
20-06-2013.
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