terça-feira, 25 de junho de 2013

SEDUC E BUNGE BUSCAM AMPLIAR PARCERIA PARA PROJETOS EDUCACIONAIS .



Com a intenção de ampliar o acesso à educação técnica no Tocantins, uma equipe da Secretaria de Estado da Educação e Cultura esteve reunida com o coordenador de projetos da Fundação Bungue, Pedro Barizon, nesta terça-feira, 26. Na reunião, foi discutida a possibilidade das duas instituições formarem novas parcerias em benefício da população da região de Pedro Afonso.
 A parceria entre a Seduc e a Bungue já acontece no Colégio Estadual Agrícola Dr. José de Souza Porto, localizado em Pedro Afonso. O curso técnico de Açúcar e Álcool, oferecido na unidade de ensino, tem as aulas teóricas no colégio e as práticas na usina.
Uma das propostas da Bungue, é que o Curso de Aprendizagem Industrial, que já é realizado no município pelo Senai, nas instalações da usina, poderá acontecer em parceria com o Governo do Estado nas dependências do Colégio Agrícola ampliando ainda mais a oferta de vagas . Novos cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) também poderão ser implantados em parceria com a fundação. 
A Seduc propôs a realização de um estudo para incluir, no segundo semestre, novos cursos do Pronatec que atendam a demanda da usina no que se refera à mão de obra qualificada, além de gerar emprego e renda para os estudantes. “Iremos repactuar alguns cursos no segundo semestre e essa parceria será inda mais proveitosa, pois iremos cumprir também o objetivo de inserir os nossos alunos no mercado de trabalho. Precisamos apenas que os ofertantes tenham condições de oferecer os cursos que coincidem com a necessidade da região e da Bungue”, enfatiza a diretora de Educação Profissional da Seduc, Sandra Neves.
De acordo como o secretário de Estado da Educação e Cultura, professor Danilo de Melo, novos avanços no ensino técnico podem ser alcançados em regime de colaboração público privado. “Vamos dar os encaminhamentos necessários a fim de ampliar ainda mais essa parceria no que já foi iniciado e no que mais tivermos condições de realizar para que mais estudantes sejam beneficiados com o ensino técnico”, destaca Danilo.
A Bungue atua junto com a Seduc no Juventude Integrada, projeto piloto implantado no Tocantins este ano com 96 estudantes do ensino médio das escolas estaduais de Pedro Afonso, Tupirama e Bom Jesus do Tocantins. O objetivo do projeto é atender educandos de 15 a 20 anos, em situação de vulnerabilidade, a fim de minimizar a evasão escolar. Os alunos participam de oficinas de rádio, blog e fotografia, que acontecem no contraturno das aulas. O curso tem duração de seis meses com carga horária de 36h. 
De acordo com Pedro Barizon, após a avaliação do 1º ciclo novas vagas poderão ser abertas.  “A parceria com a Seduc vem dando certo e é possível avançarmos mais no segundo semestre e nos próximos anos com o Juventude Integrada, o Colégio Agrícola, o Pronatec e tantos outros projetos”, avalia Pedro.

Categoria: Matérias 
Publicado em 25 Junho 2013 
Escrito por Nubia Daiana Mota
Fonte Seduc- TO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário