sexta-feira, 21 de junho de 2013

GEOMETRIA: TRÊS ATIVIDADES QUE NÃO PODEM FALTAR

Cópia de figuras em papel quadriculado
Reproduzir desenhos de formas geométricas permite à turma investigar e conhecer suas propriedades 



O trabalho com esse tipo de atividade pode começar ainda no 1º ano, com a utilização de modelos simples. Foi o que fez Daniela Moutran Diab, professora do Colégio Builders, em São Paulo, ao propor a reprodução de quadrados e retângulos. A professora usou folhas com quadriculado de 1 centímetro de lado (o dobro do quadriculado convencional), o que ajudou as crianças em suas primeiras tentativas. "O esperado não é que em um momento inicial elas copiem as formas perfeitamente, mas que entendam como são construídas", diz. Em seguida, a docente expôs as produções e sugeriu que as crianças analisassem se elas estavam iguais às originais (leia, abaixo, o que comentaram sobre uma das produções). "A garotada teve a oportunidade de verbalizar algumas hipóteses e concluiu que algumas figuras eram diferentes." Para que entendessem o porquê, ela sugeriu que todos contassem quantos quadradinhos foram usados no original e na cópia.
 Atividade 1
Copie a figura abaixo em papel quadriculado. Ela tem de ser exatamente igual à original, de tal maneira que, quando sobrepostas, as duas coincidam.

Atividade 1. Paulo Vitale 
As discussões em salaAo analisar a reprodução abaixo, as crianças observaram que a cópia estava fora da posição correspondente ao modelo original. Para descrevê-la, usaram expressões como "está mais comprida que o modelo" e "não está reta".
Atividade 1. Paulo Vitale

Reconhecimento de corpos geométricos
Observar materiais com diferentes formas geométricas é um meio de entender e diferenciar as propriedades de cada uma


Para que os estudantes do 3º ano pudessem explorar as caracteristícas das formas geométricas, a professora Genciana Fontes, da EMEF João Bernardino de Lima, em Riacho de Santana, a 417 quilômetros de Natal, pediu que eles trouxessem diferentes objetos de casa. A variedade foi grande. Havia brinquedos, como dados, e embalagens de creme dental e latinhas, por exemplo. Em sala, os alunos testaram quais deles rolavam. O objetivo era ver como se comportam materiais com faces arredondadas ou retas e debater o que tinha sido visto. Ao fim da discussão, Genciana pediu que a turma fizesse relatórios contando o que tinha aprendido. As produções foram trocadas entre as crianças, que puderam observar erros dos colegas e tirar suas próprias conclusões (leia, abaixo, o que comentaram sobre uma das produções). Mostrar sólidos geométricos de madeira ou plástico também é indicado. Se o aluno se referir ao cubo como "a forma que parece o dadinho", é possível dizer: "Ah, sim, o cubo, que parece o dadinho, tem lados iguais", valorizando, assim, as propriedades da forma em questão.
Atividade 2
Traga de casa materiais com diferentes formas geométricas. Teste quais deles rolam. Depois, descreva o que observou.

Distinção entre figuras
Reconhecer uma forma dentro de um conjunto exige explicitar as semelhanças e diferenças que existem entre elas.
A educadora Priscila Canteri Silva, hoje coordenadora de Educação Infantil, propôs o jogo à direita aos alunos do 2º ano da Escola Santi, em São Paulo. A sala foi dividida em duplas. Cada uma deveria eleger uma carta e descrevê-la por escrito. Não bastava informar quais formas geométricas estavam presentes. O desafio também exigiu que os estudantes prestassem atenção na posição da carta escolhida em relação às demais. "Muitas vezes, eles não reconhecem uma figura quando ela é apresentada em uma posição diferente", diz Priscila. As demais duplas deveriam adivinhar, por meio das pistas dos colegas, a que figuras do baralho correspondiam as descrições. A atividade foi repetida outras vezes. A intenção era refletir sobre as melhores maneiras de transmitir informações sobre figuras. Em seguida, foram analisadas as descrições que se revelaram mais úteis durante a adivinhação (leia, abaixo, o comentário sobre as duas consideradas de maior serventia).
 
Atividade 3
Eleja uma carta do jogo. Cada dupla deve descrever o que vê, enquanto as demais tentam adivinhar de que figura se trata. Se a resposta for correta, ganham-se 10 pontos. Pode-se jogar até utilizar todas as cartas do baralho.


Atividade 3. Paulo Vitale

Fonte Revista Nova Escola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário