Reproduzir desenhos de formas geométricas permite à turma investigar e conhecer suas propriedades
O trabalho com esse tipo de
atividade pode começar ainda no 1º ano, com a utilização de modelos simples.
Foi o que fez Daniela Moutran Diab, professora do Colégio Builders, em São
Paulo, ao propor a reprodução de quadrados e retângulos. A professora usou
folhas com quadriculado de 1 centímetro de lado (o dobro do quadriculado
convencional), o que ajudou as crianças em suas primeiras tentativas. "O
esperado não é que em um momento inicial elas copiem as formas perfeitamente,
mas que entendam como são construídas", diz. Em seguida, a docente expôs
as produções e sugeriu que as crianças analisassem se elas estavam iguais às
originais (leia, abaixo, o que comentaram sobre uma das produções). "A
garotada teve a oportunidade de verbalizar algumas hipóteses e concluiu que
algumas figuras eram diferentes." Para que entendessem o porquê, ela
sugeriu que todos contassem quantos quadradinhos foram usados no original e na
cópia.
Atividade 1Copie a figura abaixo em papel quadriculado. Ela tem de ser exatamente igual à original, de tal maneira que, quando sobrepostas, as duas coincidam.
As discussões em salaAo analisar a reprodução abaixo, as crianças observaram que a cópia estava fora da posição correspondente ao modelo original. Para descrevê-la, usaram expressões como "está mais comprida que o modelo" e "não está reta".
Reconhecimento de corpos geométricos
Observar materiais com diferentes formas geométricas é um meio de entender e diferenciar as propriedades de cada uma
Para que os estudantes do 3º ano
pudessem explorar as caracteristícas das formas geométricas, a professora
Genciana Fontes, da EMEF João Bernardino de Lima, em Riacho de Santana, a 417
quilômetros de Natal, pediu que eles trouxessem diferentes objetos de casa. A
variedade foi grande. Havia brinquedos, como dados, e embalagens de creme
dental e latinhas, por exemplo. Em sala, os alunos testaram quais deles
rolavam. O objetivo era ver como se comportam materiais com faces arredondadas
ou retas e debater o que tinha sido visto. Ao fim da discussão, Genciana pediu
que a turma fizesse relatórios contando o que tinha aprendido. As produções
foram trocadas entre as crianças, que puderam observar erros dos colegas e
tirar suas próprias conclusões (leia, abaixo, o que
comentaram sobre uma das produções). Mostrar sólidos geométricos de
madeira ou plástico também é indicado. Se o aluno se referir ao cubo como
"a forma que parece o dadinho", é possível dizer: "Ah, sim, o
cubo, que parece o dadinho, tem lados iguais", valorizando, assim, as
propriedades da forma em questão.
Atividade 2
Traga de casa materiais com diferentes formas geométricas. Teste quais deles rolam. Depois, descreva o que observou.
Traga de casa materiais com diferentes formas geométricas. Teste quais deles rolam. Depois, descreva o que observou.
Distinção
entre figuras
Reconhecer uma forma dentro de um conjunto exige explicitar as semelhanças e diferenças que existem entre elas.
Reconhecer uma forma dentro de um conjunto exige explicitar as semelhanças e diferenças que existem entre elas.
A educadora Priscila Canteri
Silva, hoje coordenadora de Educação Infantil, propôs o jogo à direita aos
alunos do 2º ano da Escola Santi, em São Paulo. A sala foi dividida em duplas.
Cada uma deveria eleger uma carta e descrevê-la por escrito. Não bastava
informar quais formas geométricas estavam presentes. O desafio também exigiu
que os estudantes prestassem atenção na posição da carta escolhida em relação
às demais. "Muitas vezes, eles não reconhecem uma figura quando ela é
apresentada em uma posição diferente", diz Priscila. As demais duplas
deveriam adivinhar, por meio das pistas dos colegas, a que figuras do baralho
correspondiam as descrições. A atividade foi repetida outras vezes. A intenção
era refletir sobre as melhores maneiras de transmitir informações sobre
figuras. Em seguida, foram analisadas as descrições que se revelaram mais úteis
durante a adivinhação (leia, abaixo, o comentário
sobre as duas consideradas de maior serventia).
Atividade 3
Eleja uma carta do jogo. Cada dupla deve descrever o que vê, enquanto as demais tentam adivinhar de que figura se trata. Se a resposta for correta, ganham-se 10 pontos. Pode-se jogar até utilizar todas as cartas do baralho.
Fonte Revista Nova Escola.
Nenhum comentário:
Postar um comentário